Turmas Infantil e Juvenil Articulação Cultural 2009

As turmas Infantil e Juvenil iniciaram seus trabalhos em Agosto de 2009 no espaço do DCE - UFSC Centro de Convivência.
A Atriz/coordenadora dessas turmas foi Juliana Freitas.
Os encontros acaonteciam 1 vez por semana com duração de 3 horas. No período de Agosto a Dezembro.


Apresentação das turmas Infantil e Juvenil

Aresentação das turmas Infantil e Juvenil
No dia 06 de dezembro de 2009 os alunos das oficinas infantil e juvenil estreiaram em grande estilo no teatro da UFSC - DAC.

Com o teatro LOTADO os alunos poderam mostrar todo o talento e conhecimento adiquirido durante a oficna, e foram aplaudidos de pé. Uma experiência inesquecível para todos!

Infantil "Doce Infancia"
Roteiro e texto: Juliana Freitas
Direção: Juliana Freitas
Sonoplatia e Iluminação: Vinícius Orsine
Produção: Articulação Cultural Comunidade Cênica

Juvenil "Deixa Quieto"
Adaptação livre da obra de Antônio Cunha "Vem sonhar comigo?"
Direção: Juliana Freitas
Sonoplastia e Iluminação: Vinícius Orsini
Produção: Articulação Cultural Comunidade Cênica


PARABENS ArtiCuladores!!!

Todas as palmas são de vocês.

Turma adulta Articulação Cultural 2009

A turma adulta iniciou em Março de 2009 no espaço do DCE - UFSC Centro de Convivência e Bosque da UFSC.
A atriz/coordenadora desse grupo foi Danielle Coelho.

O grupo tinha um encontro semanal de 3 horas.
Duração do grupo Março a Novembro de 2009.

Palco do Bosque

Palco do Bosque

"Criar e interpretar significam total envolvimento, a totalidade de coração, mente e espírito"

(Stella Adler)

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A ARTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:


"Quando o artista cria a realidade no palco, abre-se para receber um mundo fenomenal.


Quando o aluno-ator vê as pessoas e as suas maneiras, como elas se comportam juntas, quando vê a cor do céu, ouve os sons do ar, sente o chão sob seus pés e o vento em sua face, ele adquire uma visão mais ampla do seu mundo pessoal e o seu desenvolvimento torna-se acelerado. O mundo fornece o material para o teatro, e o crescimento artístico desenvolve-se par e passo com o nosso reconhecimento e percepção do mundo e de nos mesmos dentro dele". (VIOLA SPOLIN)

O curso possibilita ao aluno, além da destreza corporal e vocal, habilidade para lidar com texto, personagem e público dos mais diversos segmentos, pois o teatro é a base de tudo. É destinado também àqueles que desejam desenvolver a criatividade, a naturalidade, desinibição e expressividade.


OBJETIVOS DO CURSO:

Buscamos em nosso trabalho oportunizar a expressão de conteúdos emocionais e corporais, a cultura, a educação e a criatividade, objetivando o desenvolvimento das habilidades artísticas através do contato lúdico, os jogos, a dança, a musicalização, os contos, a poesia,
a arte e a dramatização.

* Criar um espaço de pesquisa cênica tem o intuito de desenvolver atores através da vivência de processos criativos legítimos, em que o rigor e o compartilhamento da experiência teatral articulam as devidas provocações estéticas e, sobretudo, éticas em seus aprendizes;
* Desenvolver través dos cursos a capacidade criadora, bem como a reflexão sobre o objeto estudado, tendo como meta a autonomia e a provocação artística, estimulando o seu comprometimento e as relações à partir das vivências, espreitando suas individualidades e conhecimentos prévios;
* Proporcionar ao aluno a experiência do fazer artístico no palco através das múltiplas linguagens;
* Ampliar a perspectiva dos valores sociais vigentes na sociedade urbana contemporânea, re-sensibilizando o aluno para uma postura ativa em relação à Ética, à Arte e ao mundo (ator criador e ator pensador).



TÓPICOS TRABALHADOS:

* RELAXAMENTO: os alunos alcançam o controle do seu nervosismo e de sua ansiedade.

* EXPRESSÃO CORPORAL: os alunos aprendem a lidar com seu corpo e a se colocar em cena.

* TRABALHO DE GRUPO: O teatro e uma atividade que exige o talento e a energia de muitas pessoas, sem o funcionamento do grupo, quem ira dirigir o ator? Quem ira preparar cenário, luz e som? Para quem o ator ira representar? O trabalho em grupo ativa em cada aluno o seu papel respeitando a capacidade imediata de participação de cada um.

* EXPRESSÃO VOCAL: com técnicas de dicção, articulação e projeção, os alunos adquirem a voz adequada para si e para criar os mais diversos personagens.

* DESIBINIÇÃO: aluno aprende a lidar com a exposição que a carreira artística exige, sendo ele mesmo em todas as situações e ficando a vontade em cena.

* CONCENTRAÇÃO: através de técnicas de foco de atenção, o aluno aprende a vivenciar aquilo que realmente importa, estando presente em suas realizações.

* AÇÃO FÍSICA: utilizando este recurso, o aluno poderá comunicar-se através do fazer, e não somente do falar.

* AUTOCONTROLE: o aluno desenvolve a capacidade de controlar suas emoções, ações e reações, tendo domínio de qualquer situação.

* IMPROVISAÇÃO: com esta ferramenta você se prepara para ter rápida resposta corporal e verbal nas situações novas, desconhecidas e inusitadas, muito comuns no dia-a-dia do ator.

* INTERPRETAÇÃO: é aqui que o aluno adquire técnicas para o domínio da criação cênica.

* ESTUDO DE TEXTO E CRIAÇÃO DE PERSONAGEM: entender o texto e as características dos seus personagens permite ao aluno mais segurança e liberdade em suas atuações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário